Next x jBPM

Não deixe de perguntar, solucione aqui suas dúvidas...

Next x jBPM

Mensagempor jtakata » Sáb Fev 25, 2012 11:18 pm

Rógel e demais membros.
Alguém sabe se o Next é "compatível" ou "integrável" com o jBPM?
Grato,
Jorge
jtakata
 
Mensagens: 350
Data de registro: Seg Abr 26, 2010 11:04 pm

Re: Next x jBPM

Mensagempor rogelgarcia » Qui Mar 01, 2012 11:54 am

O Next não o impede de integrar nenhuma ferramenta, API ou framework. Portanto é possível utilizar o jBPM com o Next.

Porém, cuidado com essas ferramentas de workflow. Meu trabalho de mestrado é justamente nessa área e um dos problemas principais das ferramentas de workflow é ser burocráticas e de difícil integração com sistemas de informação.

Porque decidiu usar jBPM?
rogelgarcia
Administrador
 
Mensagens: 674
Data de registro: Qua Jul 08, 2009 9:02 am

Re: Next x jBPM

Mensagempor jtakata » Qui Mar 01, 2012 1:58 pm

Na verdade eu não decidi nada ainda.
Nem sei se aquilo que quero (ou acho que quero) existe.
Em essência seria, dada uma determinada atividade em um workflow, poder ativar a tela de uma aplicação qualquer (web ou client/server), automaticamente ou comandada pelo usuário.
Por exemplo, se eu tiver um sistema de controle de estoque e um fluxo de compras desenhado por uma ferramenta de BPM (jBPM?) e nesse fluxo tivesse uma atividade de "dar entrada no estoque", quando a execução desse fluxo chegasse nessa atividade, a ferramenta ativaria a respectiva tela.
Eu sei que existem ferramentas (por exemplo, o Bizagi) que permitem até desenhar a tela para essa atividade mas aí você perde o que já está pronto em um sistema.
jtakata
 
Mensagens: 350
Data de registro: Seg Abr 26, 2010 11:04 pm

Re: Next x jBPM

Mensagempor rogelgarcia » Qua Mar 07, 2012 3:02 pm

É justamente nesse ponto "mas aí você perde o que já está pronto em um sistema" que irei trabalhar na minha dissertação. É muito difícil integrar o sistema com as ferramentas de workflow, o que geralmente inviabiliza a utilização.

Se for de interesse posso fazer um estudo de caso com o seu problema de fluxo de negócio e colocar no meu trabalho. Você teria que me passar o fluxo mas em compensação ganharia um estudo de caso. Não colocaria no trabalho detalhes do fluxo, apenas a idéia e como ela seria implementada.
rogelgarcia
Administrador
 
Mensagens: 674
Data de registro: Qua Jul 08, 2009 9:02 am

Re: Next x jBPM

Mensagempor jtakata » Qua Mar 07, 2012 4:25 pm

A questão é que eu não tenho um caso concreto.
São questões que surgem quando do desenvolvimento de um sistema.
Por exemplo, em um sistema de GED, você precisa ter facilidades para identificar, digitalizar e armazenar os documentos (nota fiscal, contrato, garantia etc) mas o fluxo que um documento percorre varia de empresa para empresa dependendo da importância e restrições legais a que o documento está submetido.
Coisa semelhante acontece com um sistema de empréstimo para bancos - todos os bancos estão submetidos à mesma regra do Banco Central e os cálculos são os mesmos mas o fluxo de aprovação varia de banco pra banco dependendo do valor e do cliente.
O que nós construimos são os sistemas mas também nos deparamos com processos, aí precisamos tomar cuidado para não colocar o processo dentro do sistema.
O ideal seria se existisse uma ferramenta de workflow que, ao entrar em uma atividade, acionasse a tela de um sistema (automaticamente ou mediante click em um link ou botão).
Assim você aproveitaria os sistemas existentes e desenharia o fluxo do processo de acordo com as necessidades da empresa (ou já construiria o sistema já pensando em integrar com um BPM).

Bom, nesse seu trabalho você pretende analisar alguma ferramenta de processo?
Se eu puder colaborar com alguma coisa, terei o maior prazer em fazê-lo.
jtakata
 
Mensagens: 350
Data de registro: Seg Abr 26, 2010 11:04 pm

Re: Next x jBPM

Mensagempor rogelgarcia » Qua Mar 07, 2012 4:43 pm

Sim.. várias ferramentas serão analisadas.

Isso que você falou, de habilitar as telas de acordo com o passo do processo, também é um dos objetivos do estudo.

No final das contas eu penso em: Depois de definir a estrutura de dados, e o workflow a aplicação possa ser gerada sem intervenção humana, já com as telas e botões habilitando e desabilitando de acordo com o passo do processo.

Não sei se entrarei na parte de personalização por cliente, mas outros casos de sistemas reais que irei estudar também tem esse requisito, então, pelo menos comentarei sobre o assunto.

Já fiz alguns testes básicos que funcionaram. Agora precisa crescer o projeto para levar em consideração casos reais e a viabilidade para os projetos. Não pode ser mais caro implementar o workflow com o sistema de workflow do que implementar em Java. Estou fazendo uns estudos agora, do que já existe disponível, talvez mude o foco da solução. Que antes incluía a definição de uma linguagem básica de workflow. Talvez use alguma já existente, e crie uma interface para a aplicação.
rogelgarcia
Administrador
 
Mensagens: 674
Data de registro: Qua Jul 08, 2009 9:02 am

Re: Next x jBPM

Mensagempor jtakata » Qua Mar 07, 2012 5:44 pm

Isso que você falou de, depois de definir a estrutura de dados e o workflow, a aplicação ser gerada sem intervenção humana, é o que o Bizagi faz. Também já ouvi falar de BPEL (acho que é uma linguagem para executar processos).
No fim, o cuidado que precisamos ter é de querer fazer um workflow dentro de um sistema com ferramentas para esse fim (Java, C# etc), assim como querer fazer sistema com ferramenta de workflow (como começamos a fazer com o Bizagi).
Na minha opinião é melhor focar na interface/integração com a aplicação, assim se aproveita o melhor das duas tecnologias.
jtakata
 
Mensagens: 350
Data de registro: Seg Abr 26, 2010 11:04 pm

Re: Next x jBPM

Mensagempor rogelgarcia » Qua Mar 07, 2012 5:56 pm

O que eu disse sobre a geração do sistema sem intervenção é apenas um exemplo de um objetivo que seria alcançado.

A grande diferença é que nessa idéia que eu proponho, seria gerado um sistema de informação. No bizagi, seria gerado telas do bizagi, você não tem um sistema de informação. Entende a diferença?

Você não consegue dar manutenção ou personalizar o bizagi ao seu bel prazer.. E é aí que está a grande diferença, a integração com um sistema de informação ao invés da substituição do sistema de informação.

Você está correto, o foco é na integração e não na substituição de uma ferramenta por outra.
rogelgarcia
Administrador
 
Mensagens: 674
Data de registro: Qua Jul 08, 2009 9:02 am


Retornar para Dúvidas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes