Web Services

Não deixe de perguntar, solucione aqui suas dúvidas...

Web Services

Mensagempor jtakata » Qua Nov 30, 2011 7:45 pm

Rógel e demais membros,

O Next tem algum recurso que facilite trabalhar com Web Services?

Grato,
Jorge
jtakata
 
Mensagens: 350
Data de registro: Seg Abr 26, 2010 11:04 pm

Re: Web Services

Mensagempor rogelgarcia » Dom Dez 04, 2011 5:52 pm

O Next não oferece nenhum recurso especial para trabalhar com web services. Você terá que usar os recursos providos pelo Spring.

Veja a documentação do Spring para instruções de como implementar web services.

Recomendo o uso do Apache CXF http://cxf.apache.org/ (está descrito na documentação do Spring a integração entre os dois frameworks)

Você irá desenvolver um web service cliente ou servidor?

Obs: Será necessário adicionar novas bibliotecas ao projeto para trabalhar com web services. Essas bibliotecas necessárias variam de acordo com o servidor que estiver usando e qual versão do JDK. Qual JDK e servidor está usando?

Também será necessário configurar os webservices através do XML do Spring. Basta colocar o arquivo applicationConfig.xml ou applicationContext.xml com as configurações do Spring no diretório web-inf que o next irá incluí-lo na inicialização.

A ferramenta SoapUI pode ajudar nos testes de web services caso seja um web service servidor que estiver implementando. http://www.soapui.org/
rogelgarcia
Administrador
 
Mensagens: 674
Data de registro: Qua Jul 08, 2009 9:02 am

Re: Web Services

Mensagempor jtakata » Dom Dez 04, 2011 6:47 pm

Que pena, acho que estou mal acostumado :D
E eu que nem sabia dessa diferenciação de web service cliente e servidor - eu pensei que fosse só no lado servidor :lol:
Eu uso jdk1.6 e tenho usado o Tomcat mas a aplicação, em princípio, precisaria estar apto a rodar com qualquer servidor.

Bom, obrigado pelas dicas- elas vão pro meu backlog ;)

Abraços,
jtakata
 
Mensagens: 350
Data de registro: Seg Abr 26, 2010 11:04 pm


Retornar para Dúvidas

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes

cron